Claudio Corallo

Em Lisboa á muito que já sabia da existência de uma loja dele e  que um dia lá teria que ir.

É a loja de Claudio Corallo que vende os chocolates do mesmo, vindo directamente da ilha de Príncipe do arquipélago de S. Tomé e Príncipe.

Não me alongarei em grandes considerações sobre porque é que este chocolate é o melhor do mundo, apenas refiro como curiosidade (daquelas que só a mim me acontecem) que quando finalmente dispôs de tempo, e oportunidade, em Lisboa lá me pus a caminho com a unica lembrança vâ que a loja ficava no Chiado.

fica, mas é o caraças!

o PSP que me indicou o caminho ainda perguntou se iria o resto do percurso a pé, ao que respondi que sim e ele lá me indicou o dito… o gajo deve ter pensado que eu queria fazer dieta até chegar á loja ou o caneco, pois tive que levar com quase 40 minutos a pé!

Mas valeu a pena.

A loja afinal fica na Rua Cecílio de Sousa, nº 85 – Príncipe Real portanto, que é .. quase.. ali ao lado.😉

A loja vende chocolates  e ainda se pode provar o café também originário da ilha.

Sobre as aventuras de Claudio, bem isso quase dava um filme, e inclusive Mort Rosenblund o famoso gourmand autor de CHOCOLATE dedica um capitulo inteiro a Claudio entre outras diversas referencias.

Não nos iludamos, estamos a falar de chocolate puro e duro. Não de bombons, como o virtuosos chocolatiers belgas e franceses tão bem o fazem. Aqui há chocolate com qualidade a rodos.

Por exemplo, ao entrar na loja, perguntou-me a simpatica menina se gostava de chocolate mais escuro ou menos. Mais, respondi e deu-me a provar um de 75% cacau que me encheu a boca de um sabor e um calor indescritivel. Estava no céu!

Quer provar o nosso 100%? perguntou ela. Acho que é demais para mim, respondi –  provei uma vez um 100% mas era muito amargo.Amargo é defeito! explicou pacientemente a menina, desculpe? – O chocolate! diz ela- se amargava era porque tinha defeito, o amargo é um defeito no chocolate. Eu estava  pasmo, e  ela coloca um quadrado de 2 mm de espessura e do tamanho de um moeda de cêntimo.  Se calhar coloquei muito para provar! – e antes que ela se arrependesse lá provei o dito bocadito de chocolate. BUMM que explosão, durante 2 minutos a minha boca não soube a mais nada a não ser àquele chocolate, e não… não amargava!

Recomendo vivamente o chocolate com bocadinhos de laranja assim como o 75% soft e o 80% com o açucar ainda por derreter (é na nossa boca que tudo se funde).

É depois de provar chocolates como estes que se pode compreender a minha indisposição quando vejo determinados anúncios comerciais. A mim chateia-me IMENSO quando uma marca de “chocolates” os vende a publicitar “agora com menos cacau”.. mas está tudo tolo?????

Desde quando o cacau faz mal? ainda se fosse com menos açucar!!!. Aí sim! isso é que engorda e outras coisas mais. Agora o cacau? Nem sequer é doce como se bem pode comprovar no 100%!

Mas… esta era uma história daquelas que só a mim me acontece não era? Pois bem, é que já estava para ir á dita loja há mais de um ano, levei a “mecha” de subir o bairro alto a pé, e no dia seguinte a chegar a Ponta delgada ao entrar no Colmeia gourmet vejo lá os chocolates á venda! ! !

Ia-me vindo as lágrimas aos olhos!

3 thoughts on “Claudio Corallo

  1. Grande Papa. Quando há coisa de um mês entrei no dito estabelecimento, escrevi no guestbook: Se fosse religioso, tinha encontrado a minha igreja. Passei dos 40 minutos mais alucinantes da minha vida ali dentro. Subscrevo todas as tuas palavras, com humildade, mas principalmente com todos eles no bucho. Que deus (porque este chocolate é mesmo religião) nos dê forças, se for preciso para chegar ao topo dos Himalayas para o degustar. Papa, vou à loja esta semana, se sua santidade desejar alguma coisa deste Vaticano do Chocolate é só dizer. Levarei com todo o gosto. Até porque a Colmeia (um pouco incentivada por mim também. Mas o Sr.Fernando Neves sabe o que é bom, ainda andávamos de fraldas!), tem algumas coisas, mas creio que não tem tudo. Amén
    L.A.E

  2. E a feira de chocolate nas portas do mar!!!! brb!!! tenham vergonha, o que é aquilo?!!! ainda fui pagar 3 euros por cada entrada.

    Feira INTERNACIONAL!!!! vão enganar outro.

  3. Thanks for your marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you’re
    a great author.I will always bookmark your blog and will often come back from
    now on. I want to encourage continue your great work,
    have a nice holiday weekend!

Deixe uma Resposta

