Molho Holandês

Ou molho Hollandaise.

Em jeito de repto ao nouvelle critico gastronómico açoriano, e porque ainda este mês li um excelente artigo do grande David Lopes Ramos na revista de vinhos, exactamente sobre a mesma temática – Molhos, faço aqui um post claramente gastronómico.

O molho hollandaise é um dos  grandes molhos da alta cozinha francesa. Ou seja é uma das grandes bases para se fazer 1340561034957134875134875189347 que são apenas uma pequena parte dos molhos que existem no mundo.

Os outro molhos básicos ou grandes molhos da cozinha francesa são o Veloute (veludo) que é um molho branco normalmente á base de caldo de aves, o molho Béchamel, o molho de tomate e o molho espanhol ( demi-glace).

Um dos mais famosos “derivados” do molho holandês é o molho Béarnaise, muito mais conhecido que o primeiro até pela sua apetência com a carne, principalmente bifes. O molho holandês por sua vez, quando elaborado para ser consumido assim mesmo, normalmente é associado ao ovos Benetic ou como muito bem diz “Anton Ego” a uns bons espargos frescos escaldados. Ou grelhados, acrescento eu.

A origem do nome da coisa parece que provém do facto de este molho ser uma imitação de um molho que já existia na Holanda, ou seja, o molho originalmente deveria ter outro nome e efectivamente, segundo a wikipédia o molho chamava-se Molho Isigny da localidade francesa com o mesmo nome, famosa pela qualidade da sua manteiga.

Por cá comia-se – quando calhava- um bife com molho holandês no restaurante Praia Café na Vinha da Areia – Vila Franca do Campo.

Por lá, sei de vários  grandes chefes que compraram uma bimby apenas e só para fazer o molho holandês.

3 thoughts on “Molho Holandês

  1. Grande Papa! Obrigado pela referência a Luis Anton Ego. Creio que sabes quem eu sou, mas se não sabes, digo-te na boa. Nada a esconder. Para o bem e para o mal. Tentei enviar mail, mas não consegui descobrir o teu. O meu está no perfil.
    Espero dar motivos para muita conversa, discussão, mesmo briga.
    E já agora o teu blog tá na batata. Parabéns.

  2. Bem, verdade pois pode acabar por ser uma bomba, tão na moda, os terroristas bem podem matar com este molho que pode ser um hino as salmonelas.
    A receita que tenho nas minhas notas vive de vinagre e vinho branco e ovos “pasteurisirte” banho maria 80º e por ai adiante, sem querer ofender, bom trabalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s