Éclairs

Comprei recentemente o livro do Pierre Hermé – Chocolate Desserts.

Neste livro vem descrito de forma bastante simples várias receitas espectaculares com chocolate. As receitas estão descritas de forma simples.. o que não as torna necessariamente simples.

Apaixonado que sou por éclairs ou fofas como também são conhecidas (rins na sua forma curva), delirei quando logo na pág. 9 vinha a receita dos éclairs .. estes com recheio de chocolate.

A massa “puff” é espantosamente fácil de fazer … o resto.. bem o resto é d’arder.

De qualquer modo vou postar como se faz a massa puf que também dá para fazer profiterolles:

Massa “puff”:

125 gr leite gordo (1/2 cup)

125 gr água (1/2 cup)

115 gr manteiga sem sal – cortada aos pedaços á temperatura ambiente.

pitada de sal

pitada de açúcar

140 gr farinha (sem fermento)

5 ovos á temperatura ambiente.

– Pré-aqueça o forno a 190 ºC,

Numa panela junte o leite, agua açúcar e sal – levante fervura.

Agora atenção:  quando estiver a ferver junte DE UMA VEZ SÓ A FARINHA e comece DE IMEDIATO a mexer energicamente com uma colher de pau … “stirring like mad” é a expressão usada na recita original🙂eclairs

A massa vai começar a formar-se e a aglomerar, mas continue a mexer durante mais 2 minutos para secar a massa um pouco – não se preocupe com a crosta no fundo da panela pois é normal. No fim dos dois minutos a massa deverá estar muito suave.

Passe a massa para uma tigela grande e adicione os ovos 1 a 1mexendo energicamente (pode fazer isso num processador se tiver o utensílio para bater massa). Quando adicionar o primeiro ovo a sua linda massa  vai começar a desfazer-se.. é mesmo assim, mas aquando do 4 ovo a massa  vai começar a ligar-se novamente. Bata energicamente e a massa ficará brilhante e espessa. É suposto no final a massa estar ainda morna – ok? óptimo, agora  é tempo de fazermos os nossos éclairs:

Colocar a massa num saco pasteleiro com um ponta de cerca de 2cm. em dois tabuleiros com papel vegetal fazer tiras de cerca de 10cm com  4 cm entre elas para dar espaço para crescerem.

Esta receita deve dar á volta de 18 a 22 éclairs.

Colocar os dois tabuleiros dividindo o forno em dois terços. 7 minutos depois colocar o cabo de uma colher na porta do forno para este ficar ligeiramente arejado. 5 minutos depois trocar o tabuleiro de cima para baixo e vice versa rodando-os com a parte de trás para a frente. cozinhar no forno com a colher mais 8 minutos.  Já está!

3 thoughts on “Éclairs

  1. Os éclairs são realmente deliciosos de fazer. E tirando o facto de a massa, às vezes, ir abaixo e não ficar tão bonita, são muito fáceis.
    Posso fazer só um reparo? Aquilo a que os americanos chamam “puff pastry” não é à massa dos éclairs – é à massa folhada. Eles realmente chamam aos profiteroles “cream puffs”, mas depois chamam “puff pastry” é à massa folhada. Uma confusão naquelas cabeças, é o que é!😉 A massa dos profiteroles continua a ter o nome francês: pate a choux.

    Beijinho *
    Mariana

  2. Tem toda a razão a Mariana. Esta receita é de Cream puff dough. Sem confusões, é a massa para fazer os eclairs, rins fofas .. ou como preferirem lhes chamar.

    Quanto ao “abatimento” também já reparei na minha diminuta experiência que se lhos deixarmos a arrefecer muito depressa existe esta tendência.. pelo que o meu conselho é não deixar os eclairs no tabuleiro pois este quando arrefecer deixa a massa “encruada” – Acho que o melhor é pegar no papel vegetal e passar os eclairs para as grelhas do forno e manter a porta aberta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s