D.O.C.

Entre a Régua e o Pinhão (mais perto da Régua) num dos troços mais bonitos de Portugal (sim, isso inclui os troços na ilha de S. Miguel) fica o restaurante DOC.

o que quer dizer DOC.. já li várias explicações: Degustar Ousar e Comunicar é uma delas Degustação de Origem Certificada é outra.

O restaurante é de arquitectura moderna e dá a sensação de ser um pequeno porto de abrigo a barcos amigos. Com uma esplanada bem lançada sob o rio a vista é magnifica. A sala é bem decorada com ambiente q.b. Nota bastante positiva portanto para a arquitectura que apesar de simples não é simplista. Muito bom.

Uma nota original é o grande ecran plasma com acesso ao circuito interno de tv que nos mostra o andamento da cozinha. Pois é, podemos ver os chefes em acção e inclusive  a preparar o nosso pedido. É giro e gostei.

Este restaurante é do chefe Rui Paula que pratica cozinha de autor,  tendo o cuidado de ter na carta alguns dos pratos que são denominadores comuns na zona como por exemplo o polvo á lagareiro.

Foi precisamente este o que pedi e foi também pedido carne de cachaço cozinhada a 72ºC durante 12 horas – sim vem isso tudo explicado na carta.  Como já conhecia o do Colmeia fiquei-me pelo polvo.

A carne estava excelente, do melhor que provei nestas férias, o polvo estava correcto e apesar de um pouco rijo, saboroso.

Bebemos um tinto da região e das sobremesas lembro-me que o gelado de gengibre era inferior ao da Chefe Guimar.

Gostamos de tudo, ou quase tudo. É que quando chegamos reparamos que o chefe Rui Paula estava atarefado com um grupo de jornalistas. Depois desta incumbência encarregou-se de percorrer as mesas a saber se estava tudo bom, o que é de louvar, e de tentar “impingir” entradas, menus de degustação e passeios de barco o que já é mais chato.

No fim a conta continha 6€ de couvert, perguntei em que consistia o couvert e soube que eram dois pratos de azeite que nós…não tivemos direito.

Foram pedidas as respectivas desculpas e inclusive a empregada também se deslocou á mesa a desculpar-se. Ok.

É de longe a melhor cozinha na região e se puder pagar cerca de 40€ por pessoa não hesite que vale a pena.

One thought on “D.O.C.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s