Prémios Excelência 2008

da revista de vinhos .

Destaques pessoais e algumas considerações.

Primeiro,  se o leitor Açoriano viu a lista de vinhos e não reconheceu quase nenhum, fique a saber que provavelmente a culpa (também) é sua. Se não estão por cá, é porque há resistências a produtos novos … e para bom entendedor meia palavra basta.

Vamos aos vinhos. Tive a felicidade de provar a grande maioria destes vinhos aquando do Encontro com o vinho e sabores em Lisboa no final do ano passado.

Não é para mim surpresa o prémio dado aos Alvarinhos, são todos de grande – enorme – qualidade.

O Anselmo Mendes ( eu vendo este – cerca de 30€) é um alvarinho á moda antiga como ele próprio o descreve e é muito sedoso. Mais sedoso ainda é o Soalheiro primeiras vinhas que tanto me entusiasmou no EcVS.

Este ano os prémios em “brancos” foram em exclusivo para os alvarinhos. Daí concluir (eu) que as alvarinhos estão em franco crescimento de qualidade… e que a revista de vinhos anda um pouco “zangada” com os grandes brancos portugueses, normalmente do Douro.

Finalmente um prémio para o AURU da quinta do Portal.. já começava a pensar que este AURU era um bluff, mas afinal sempre foi reconhecido.. aí há uns tempos era possível encontra-lo cá no seu revendedor que o vendia a cerca de 150€ !!!

O Batuta lá está .. e está sempre que há um batuta mas o Charme… por favor, Enfim, não vou mesmo “á bola” com aquilo… muito verde demasiado aberto, rude até. Sei lá, um vinho estranho… que não entranhou.

O prémio dado ao Lavradores de feitoria é uma surpresa, ainda para mais vendo alguns dos que ficaram “quase lá”. Vou ter que olhar melhor para este vinho. O quinta do Crasto vinha Maria Teresa é para mim o melhor de todos os que estão ali representados. Um show!!

O quinta do infantado é mais uma supresa.. a confirmar.

O Vértice…há quanto tempo já tinha chamado á atenção para este vinho… só agora ganhou o prémio, que não precisa pois já está tudo vendido!

S de soberanas.. quando provei achei que a madeira se sobreponha em demasia.. mas somos avisados na revista que temos que estar despertos para lhe apreciar todas as nuances e a extraordinária qualidade.. pois bem.. não devia estar desperto concerteza… vou experimentar outra vez😉

O Dona Maria não me parece que tenha aqui cabimento…  é um bom vinho mas pronto.. sem grandes complexidades, acho eu. O mesmo digo da Quinta do Carmo.

O terrenus é que ainda não provei e estou em pulgas. claro que cá só por um canudo, mas a oportunidade há-de chegar concerteza.

Vale de ancho – é infalível –  Sempre que há uma edição deste alentejan, ganha sempre o prémio mais cobiçado em Portugal. (este também o vendo.. se ainda houver)

Dos que quase lá estiveram e foram considerados como os melhores na sua região estão o Muros de Melgaço 2006 (o 2005 foi prémio exelencia) que é um espanto de alvarinho assim como o Deu-la-deu com uma relação qualidade preço espectacular.

Duas  das grandes esperanças  para prémio exelencia ficaram-se pelos melhores da região :  Abandonado 2005 de domingos alves Sousa, e o Quinta do Noval 2004 da quinta com o mesmo nome. Aparece aqui (douro) o primeiro branco  – o costumeiro Redoma reserva branco desta vez na edição 2006.

No ribatejo destaco a ultima novidade que trouxe até nós . O Falcoaria reserva 2005. com uma relação qualidade preço espantosa.  Já se pode degustá-lo em alguns restaurantes de Ponta Delgada.

Referido também aquando da minha passagem pelo EcVS o vinho Cavalo Maluco 2005  também recebe o galardão de melhor da peninsula de setubal. um vinhão digo-vos, um vinhão!

No Alentejo algumas surpresas que não chegaram a prémio excelencia mas que tem tudo para lá  ter chegado: Cortes de Cima Reserva 2003, borba cinquentenario Herdade S. Miguel Reserva, Marias da Malhadinha e Quinta do Mouro (exelencia o ano passado – também o vendo) são alguns exemplos.

Destaque para o segundo branco que aparece como melhor da região – Pera manca Branco 2005 – o tinto nem nos “segundos lugares” apareceu.

Nota final:  todos os vinhos que destaquei no Encontro com o vinho e sabores foram distinguidos!!

Devia estar com a pontaria afinada!

Aceitam-se contribuições!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s