Empregado de Mesa

O empregado de mesa é muitas vezes mal tratado.

Mal tratado pelo patrão, pelos clientes e até pela sociedade que os julgam de algum modo menores. Tal disparate é potenciado, quando muitas vezes a mesma pessoa que está a trabalhar como empregado de mesa – hoje- podia ficar em casa sem fazer nada a receber quase o mesmo.

Para mim o Empregado de Mesa tem muito valor.

Aliás, para mim, o empregado de mesa ou balcão é tão ou mais importante que as publicidades em telenovelas ou em flyers.

Se olharmos ao turismo AÇORES como uma empresa, temos necessáriamente muitos -imensos- administradores, directores e outros “ores” que mais. No entanto… o front office é assegurado pelo…. EMPREGADO DE MESA.

É ele que no meio de tantos milhares de pessoas ligadas ao turismo – é ele- que FALA com o turista. É ele que o serve. É ele que sabe melhor do que ninguém o que eles querem, desejam e anseiam no  curto espaço de tempo em que os turistas estão por nossas terras. Se olharmos ás pessoas com que um turista fala quanto por cá está e sem contar com o(a) companheiro de viagem – verificamos que são os empregados de mesa com quem o turista mais conversa, mais se expande. É com eles que se ganham ou perdem clientes que podem voltar todos os dias ou nunca mais voltar. E não estou a falar só do restaurante onde o empregado trabalha. É que um turista que seja mal atendido em 4 dos 7 dias que por cá passa… enfim, já perceberam. (eu, por exemplo acho Praga maravilhosa, mas nunca mais me “apanham” lá.. cambada de aldrabões)

Para todos (hotelaria, restauração e bares)  que acham que a profissão deve continuar a ser mal paga – pensem nisso:

A vossa imagem – é não mais, nem menos, do que a imagem dos vossos empregados.

Antes de ir a uma pequenas férias, aqui fica a minha homenagem a esta profissão de fulcral importância para o futuro do nosso turismo.

3 thoughts on “Empregado de Mesa

  1. Por acaso ouvi falar do blog. Decidi passar por cá e aproveito para deixar aqui este comentário concordando com aquilo que diz acerca dos empregados de mesa…pois acredito que os empregados de mesa têm um papel importante no turismo pelos aspectos que referiu.

    Já estive em Espanha, Barcelona, embora por pouco tempo e devo dizer que não foi fácil interagir com os empregados de mesa, supermercado ou outro estabelecimento…pois se nem falam inglês fluente numa agência de viagens como podemos comunicar facilmente com aquelas pessoas e ter vontade de lá voltar? Tem de existir uma certa ligação para dar vontade de voltar a visitar tal local novamente.
    Isto para dizer que ao menos cá em São Miguel, os turistas poderão frequentar algum lugar e não será muito dificil conseguirem fazer-se entender.

    Cumprimentos,

    RN

  2. ate k enfim se lembram dos empregados de mesa e balcão pois axo k teêm o papel mais fudamental no turismo dos açores, pois são eles que teêm o contacto mais directo com os turistas e a qualidade de serviços prestados pelos açorianos. sou empregado de mesa a 5anos e sempre penso “sou uma imagem que os estrangeiros levam para o seu paìs” por isso VIVA aos empregados de mesa\balcão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s