Bife c/ molho Cajun

Antes de mais devo referir que o ingrediente essencial aqui é o tempero cajun.

Não é que não se possa fazer em casa o tempero, mas este que foi-me oferecido pela minha mãe), é um frasco de tempero cajun já pronto. Esta é a base do molho e apenas o refiro aqui ainda antes de começar, porque detesto ler uma receita apenas para descobrir que no fim o chefe usou uns ingredientes muitos esquisitos e que só lá na rua dele é que se encontram.

Parece-me inclusive que alguns chefes fazem isso para disfarçar lacunas que tenham a nível de produção culinária. É o que eu acho pelo menos.

Este tempero pode ser facilmente encontrado no hiper Sol-Mar, mas se tal for insuficiente aqui fica o contacto do importador: Islands Import tel:296477477.

Batata Gratinada::

Muito simples, batata cortada bem fina que leva uma fervura e dispõe-se em uma terrina de ir ao forno intercalando mocho bechamel /pimenta branca/preta/noz moscada com as batatas. De seguida vai ao forno cerca de 40 minutos (depende do tempo de cozedura prévio das batatas que, quanto mais cozidas menos precisam de forno, claro que muito cozidas desfazem-se, portanto…)

Bife ::

Carne de lagarto, para quem não é Açoriano o “lagarto” é o lombo da vaca. A peça mais nobre, mais rara e de melhor qualidade. Indispensável é a carne ter mais do que uma semana. Temperar com sal grosso de um modo uniforme e de forma não uniforme com açúcar (pouco) , pimenta preta e piripiri. Onde leva um tempero não leva o outro, ou seja, cada condimento não se sobrepõem ao outro – de notar que se condimenta MUITO POUCO o bife.

Colocar  uma frigideira bem quente um pouco de gordura: frita-se um bife (alto) de cada vez, cerca de 90’s de cada lado. Isso fará com que ainda haja carne crua ao centro mas não fria. Entre cada bife costumo passar a frigideira por um pouco de água e limpo grosseiramente com um guardanapo absorvente.

Molho cajun::

Numa caçarola juntar leite q.b. 1 colher sobremesa de molho worcestershire (inglês), 1 colher (sobremesa) de açúcar, 3 colh (sopa) de polpa de tomate e 1 colher ( café) do tempero cajun. Sempre com o lume baixo ir mexendo e lembrar que se a temperatura subir muito o molho vai talhar… principalmente se depois necessitar de adicionar leite mais á frente. Juntar um quarto de um caldo knorr de carne e outro quarto de caldo de marisco. Para tornar o molho mais aveludado e em vez de natas espessei o molho com Maizena express. Se necessário colocar mais um pouco do tempero cajun.

Cajun é um tempero que no primeiro impacto com o palato é doce mas o fim é deveras picante. Costuma-se dizer que duas dentadas de um bife cajun nunca são iguais, ora doce, ora picante.

Fiz também uns legumes no micro-ondas e fritei uns camarões em alho e azeite.

Acompanhei com o tinto alentejano QUINTA DO MOURO 2003 -um espanto.Terá entrada própria em breve.

Espero que gostem.

almocomouro.jpg

5 thoughts on “Bife c/ molho Cajun

  1. Gostei. Mas não comeces com merdas que já sabes que por mim, e como teu amigo, nunca te irei deixar abri um restaurante. Vai mas é convidando o pessoal de vez em quando para ires libertando este talento…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s